segunda-feira, 18 de março de 2013

Empresas, dificuldades e Soluções


Empresas, dificuldades e Soluções


No Brasil existem contra sensos espetaculares para não dizer ridículos, veja só:

Nesse momento estamos com uma safra record de milho, coisa ótimo, porém para o produtor o que deveria ser um momento de alegria se torna um tormento, pois depois de superar os custos de produção, o que já é tarefa para mago, depois de todos os problemas normais de uma atividade desse gênero, ai vem o problema da escoação do produto. Pois é, ai vem:

  • Estradas péssimas;
  • Custo rodoviário;
  • Portos mal dimensionados e sem planejamento;
  • etc, etc, etc, etc.

O governo que deveria prover infra-estrutura para alavancar o produtor, simplesmente se omite atrás da desculpa de que não esperava uma safra record, mas assim fica pior ainda, pois onde estão os analistas do governo para planejar?

Pior ainda é o dinheiro gasto com doação de terra sem controle. Já constatado, eu não estou contando nenhuma novidade, que a maioria das terras da reforma agrária não são aproveitadas para o fim destinado. Recentemente em minha região um jornal local exibiu uma matéria de que 90% dos agricultores “abençoados” com lote de terra alugava o espaço e trabalhava na cidade. Será que no resto do país é diferente?

Outro absurdo enorme é o financiamento a pequena e média empresa. Se você montou uma empresa, na grande maioria das vezes, precisa de capital de giro, porém precisa de fôlego para começar a fazer seu negócio progredir e assim rentabilizar o caixa, então na “minha ignorância more” eu imagino que deveria se ter financiamentos para esse gênero com uma carência de pelo menos 1 ano, já que se é provado que a empresa começa a dar lucro após os 3 anos. Pensando assim deveríamos ter um subsídio do governo, usando o BNDES, para esse tipo de fomentação, o que traria sem sombras de dúvidas, mais emprego, mais prosperidades e claro mas crescimento para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário